sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR



ATIVIDADE 4.2 - MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Como pensar em educação, na atualidade, sem o uso da tecnologia?
Sabemos, porém, que esta tem sido um dos meios importantes para nossos trabalhos como docentes, portanto, ainda não temos a formação adequada para usufruirmos de todo estes recursos tecnológicos ofertados em nossas escolas.
Segundo Silvio é importante observar a explosão do uso de mídias para a comunicação interpessoal e principalmente o uso de novas mídias ao cardápio comunicacional dos brasileiros, em especial dos mais jovens.
Diante desta observação, é importante analisar que precisamos o mais rápido possível de uma formação continuada na área tecnológica, para que possamos estimular os nossos discentes de forma prazerosa em seu cotidiano escolar, visto que, ainda temos profissionais que não se adaptaram a esta nova Era. É uma busca incessante de conhecimentos do mundo moderno, sendo que isso se tornou uma necessidade em estarmos nos atualizando às novas tecnologias, no entanto, precisamos saber como usar a ferramenta de forma adequada e criativa para podermos tornar o ambiente interessante e convidativo, não só para os alunos como também para os professores. Algo que estimule o interesse dos alunos em participar das aulas com mídias, por exemplo, atividades que tenham imagens, sons com audiovisuais, músicas e assim por diante. Desta forma faríamos um trabalho assaz agradável para ambas as partes.                                                                                                                            
E para concluir sua pesquisa sobre Mídia-Educação, Silvio Pereira faz a seguinte análise:
Há computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso à internet e até filmadoras em boa parte das escolas de ensino fundamental de Florianópolis. Mas, não parece estar havendo formação suficiente ou adequada das professoras que promova ou estimule usos críticos e criativos. Os gestores das escolas parecem não levar em conta que muitas das professoras atuais nasceram em um mundo sem muitas das mídias disponíveis hoje. Apesar de enxergar que as crianças são consumidoras de um vasto leque de mídias, a maioria das professoras parece ainda não ter se dado conta de que poderia ser mediadora desses usos.  E, muitas das que vislumbram tal possibilidade, parecem não saber como fazê-lo.

Cláudia Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário